Objetivo do Projeto

Realizar a implementação de 2x Appliances Infoblox TE-1410 com fontes redundantes, na qual deverá ser implementada a solução de DHCP, provendo alta disponibilidade e endereçamento IP para os mais de 2000 telefones VOIP (Cisco) do novo ambiente de telefonia. Os equipamentos serão implementados nas unidades Morumbi e Paulista e os ambientes serão de diversas unidades (Morumbi, Paulista, Berrini).

 

Considerações finais

O projeto foi realizado sem problemas adjacentes, a expertise técnica do cliente contribuiu para o sucesso do projeto, porém tivemos dificuldades de comunicação com o cliente, pois o mesmo dificilmente atendia telefone e respondia e-mails.

 

Pontos positivos

Durante a implementação do projeto o cliente acompanhou todas as etapas e como o analista instruiu/explicou corretamente as funcionalidades da ferramenta o cliente contribuiu com a instalação física em ambos DCs e com a migração dos dispositivos VOIP para o ambiente DHCP do Infoblox, ações que levaram a redução de nossos esforços, ponderando a sobra de horas e custos deste projeto. Todas estas ações realizadas pelo cliente estávamos em “background” caso houvesse algum problema ou falha na atividade.

 

Pontos negativos

O escopo apresentado no início do projeto foi divergente após o alinhamento realizado na reunião de Kick-Off com o cliente, pois no escopo do projeto foi estimado um serviço de construção de aproximadamente 150 escopos DHCP para um ambiente com cerca de 4500 dispositivos VOIP (Cisco), no entanto foi realizada a construção de 30 escopos DHCP para um ambiente com cerca de 2000 dispositivos VOIP. Desta forma entendemos que é de extrema importância a correta informação do ambiente a ser implementado, ou seja, o escopo do projeto deverá ser bem objetivo e claro.

 

Produtividade: 23%

Rentabilidade: 81%